twitter
rss


Bem cada vez estou mais feliz e contente por estar a lidar com crianças tão queridas!
E vou falar de mais um dia de estágio, que correu muito bem, cada vez corre melhor o que é bastante bom e hoje conheci mais um menino, é novo na creche, é tão lindo =)
Vou começar por descrever o meu dia, quando cheguei à instituição estavam as crianças a tomar o lanche da manhã, e a educadora Tânia estava a preparar uma actividade para fazerem, quando acabaram, foram fazer a sua higiene e depois foram-se sentar no cantinho do sossego porque a educadora ia falar um pouco sobre o Pai Natal, e as actividades que tinham feito na semana, depois foram-se sentar à mesa para começarem a realizar a actividade que foi a seguinte, tinham de pintar a cara do Pai Natal, depois recortava-se e colava-se num pedaço de cartolina em forma de pirâmide e no bico dela punha-se uma bola de algodão, ficou mesmo muito giro, quando terminaram foram brincar até chegar a gora do almoço.
Depois foram novamente fazer a higiene para irem almoçar, acabando a refeição fizeram outra vez a higiene para irem dormir, entretanto sai para a minha hora de almoço, quando voltei as crianças ainda estavam a dormir, ajudei a Maria a fazer um trabalho de colagens, passado um pouco os meninos acordaram e foram lanchar e por último fiz a minha actividade que foi contar uma história "pé de pai" tem a ver com o que o pai consegue fazer com o filho para o ver feliz.
E pronto foi assim mais um dia de estágio que também passou a correr!

Olá olá =)
Bem esta semana passou mesmo muito rápido, para mim foi a semana que passou mais depressa até hoje.
Vou começar por falar da disciplina de T.P.I.E. em que a professora nos deu mais uma actividade para realizarmos no estágio, então distribuiu histórias por todos os alunos e temos de a contar aos meninos, ainda fizemos uma treino, em que tínhamos de ler para o nosso par como se tivéssemos a contar às crianças.
Na aula de Sociologia a professora sugeriu-nos um novo trabalho, temos de escolher um tema que já tenhamos dado este ano, o tema que eu e a minha colega Ana Isabel vamos abordar é o "Consumismo", sim porque hoje em dia já há demasiado consumismo, em Área de Integração fizemos uma ficha de trabalho com a matéria que demos neste módulo, que está quase a terminar.
Na disciplina de Saúde Infantil começamos um novo trabalho, que também vai ser realizado em grupo de duas pessoas e o tema que calhou ao meu grupo é a "Escarlatina", em Português estamos a dar o protesto e a terminar o módulo, em Inglês realizamos uma ficha de avaliação, no qual não me correu muito bem, mas espero ter um resultado razoável, na disciplina de Expressão Plástica começamos com um novo trabalho, em que temos de pintar em tela, cada qual escolhe o seu desenho, vão ficar muito giros e por último destaco a aula de E.C.D.M. em que fizemos uma aula de karaoke.

Bem parece que vou fazer uma postagem extra, sim porque os meus caros colegas, Ana Isabel, Bruna Ferreira e Fábio Machuqueiro na quarta-feira passada decidiram brincar comigo e então o que é que lhes deu na ideia??
Chamarem-me Ovelha Choné =O
Só porque tenho um blog com duas ovelhas fofinhas,

há e mais ainda me cantaram a música da Ovelha.
E agora decidi por um post dedicado a eles xD
A ovelha Choné é um pouco excêntrica, como o nome indica, de muitas
aventuras na quinta, humor aos montes, e animação.
É o caos no Campo com a Ovelha Choné!
O Choné é uma ovelha que não segue o rebanho. Na verdade, ele é que o leva a todo o tipo de apuros e embaraços, transformando a paz no vale no caos dos campos, dando a volta ao pobre cão de guarda, Bitzer, enquanto ele tenta impedir o Agricultor de descobrir o que se passa nas suas costas.
Cada dia é uma nova aventura para o Choné!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

Direitos das crianças:
- Toda criança tem direito à atenção e ao amor;
- Todas as crianças são iguais;
- Toda criança tem direito a uma boa alimentação;
- Toda criança tem direito a uma boa saúde;
- Toda criança criança tem direito ao lazer;
- Toda criança tem direito de ir à escola;
- Nenhuma criança deve ser vítima da guerra;
- Nenhuma criança deve ser vítima de abusos sexuais;
- Toda criança pode se expressar livremente;
- Toda criança pode praticar sua religião;
- Nenhuma criança deve ser maltratada;
- Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho;
- Toda criança pode se unir a outras crianças;
- Toda criança pode receber informações para seu bem;
- Deve ser dada prioridade às crianças refugiadas;
- Deve ser dada prioridade às crianças portadoras de deficiências;
- Deve ser dada prioridade às crianças em conflitos legais;
- Deve ser dada prioridade às crianças sem família;

Ora e cá estou eu para fazer um comentário de mais um dia de estágio =)
Bem confesso que cada vez estou mais feliz por estar perto daquelas doces crianças, hoje ia um pouco tristonha, mas bastou chegar à instituição e passado um pouco já tinha "esquecido" os problemas, é como se os tivesse deixado à porta.
Cheguei ao infantário por volta das 9h, as crianças estavam sentadas a ver TV e algumas iam chegando, passado um bocado foram tomar o lanche da manhã para depois irem para a sala verde fazerem uma actividade que por acaso fui eu que propôs (a educadora que é a Tânia à duas semanas perguntou se gostava de desenvolver uma actividade com os meninos e eu como é claro aceitei porque achei a ideia bastante interessante) e hoje por acaso é um dia muito importante é o "Dia Mundial dos Direitos das Crianças", mas antes de os começarem a pintar sentaram-se no canto do sossego para ouvirem a educadora a falar sobre esse dia e porque é que era importante, depois foram pintar uns desenhos e cada um deles tinha um direito, as crianças escolheram a imagem para pintar, acabando essa actividade foram brincar até chegar a hora do almoço.
Já da parte da tarde quando cheguei os meninos ainda estavam a dormir, mas a Maria veio logo passado um pouco, estive ajuda-la a fazer uns trabalhos de preparação para o 1º ano, passado um pouco já eram horas de acordar as outras crianças, foram fazer a sua higiene para depois irem lanchar entretanto chegou a minha hora de ir embora.
E foi assim mais um dia de estágio!

As "Redacções da Guidinha" foram uns textos de crítica de costumes, sob a forma de redacções escolares sem qualquer pontuação, escritos por uma suposta menina moradora no bairro da Graça, em Lisboa, chamada Guidinha. O verdadeiro autor dos textos não era mais do que o escritor Luis de Sttau Monteiro. Estes textos foram publicados em 1969 e 1970 num suplemento humorístico, chamado "A Mosca", do "Diário de Lisboa", que foi um vespertino que deixou uma marca indelével na história do jornalismo português. O próprio suplemento "A Mosca" era dirigido por um outro excelente escritor, José Cardoso Pires.
Nesse tempo, Marcelo Caetano tinha substituído Salazar à frente do governo e tinha prometido uma abertura política do regime, a que se deu o nome de "Primavera marcelista". Foi no sentido de aproveitar esta efémera abertura que o suplemento "A Mosca" se publicou, procurando dizer a rir algumas das coisas que até então não se podiam dizer, nem a rir nem a chorar.
"As Redacções da Guidinha" foram reunidas em livro e publicadas por Areal Editores, foi a edição mais recente datada de 2003. O autor da obra, como disse, é Luis de Sttau Monteiro.

E cá estou eu de volta para mais um contrário da semana!
Bem temos tido algum trabalho esta semana, muitos trabalhos e pouco tempo para os acabar, mas tudo em ordem e com muito esforço...
Vou começar por destacar a disciplina de T.P.I.E, que é basicamente a principal, a professora mostro-nos a nova actividade que temos de fazer e o novo blog, onde temos de colocar as várias actividades que realizamos na FCT, em Área de Integração, temos estado a dar matéria e para a semana vamos ter uma mini ficha que vai contar para avaliação.
Então não querem lá ver que agora vamos ter um teste sobre a cor em Expressão Plástica? =O
Para ser sincera estou com um pouco de receio desse teste, mas vai tudo correr bem, é preciso é calma, o professor apresentou-nos mais uma actividade em que temos de fazer dois projecto para pintar numa tela.
E esta semana foi o dia da minha apresentação oral do livro do contrato de leitura, o livro que li foi "Redacções da Guidinha - Luís Sttau Monteiro" foi um livro que me deixou a pensar bastante, tem a ver com a relação familiar, penso que apresentação correu bem no qual espero ter uma nota razoável, nessa mesma aula demos o protesto e ainda fizemos um.
Em Psicologia a professora trouxe-nos uma ficha formativa para nos preparar-mo-nos para o teste que será dia 2 de Dezembro e por ultimo refiro a aula de E.C.D.M. em que metade da turma esteve a fazer karaoke, depois sentamos-nos todos em forma de circulo e estivemos a falar sobre a turma.
E já se passou mais uma semana, como a outra, com um pouco de desanimo e tristeza!

No próximo dia 19, celebra-se o Dia Internacional da Filosofia.
Mas, afinal, o que é e para que serve a filosofia?

D. Huisman e A. Vergez, numa bela introdução à sua temática, escrevem, não sem razão, que há duas palavras que fazem do Hamlet "a peça filosófica por excelência". Primeiro, há o famoso solilóquio: "To be or not to be: that is the question" - ser ou não ser: eis a questão -, e, depois, quando Polónio pergunta a Hamlet o que lê, este responde: "Words... words... words" - palavras... palavras... palavras... Alguns pensarão que a filosofia não passa de um jogo de palavras. O que é facto é que a filosofia tem como questão essencial o ser: "Porque há algo e não nada?"

Mãe de todas as ciências, a filosofia não é uma ciência no sentido estrito, como hoje a entendemos. Daí que nenhum dos sistemas filosóficos obtenha consenso universal. Assim, quem não toma atenção, ao olhar para a história da filosofia, pode ter a sensação de um montão de ruínas. Mas o filósofo é isso mesmo: filósofo. Não é sábio, mas amante da sabedoria. K. Jaspers acentuou: a filosofia "trai- -se a si mesma quando degenera em dogmatismo, num saber fixado numa fórmula, definitivo, completo. Fazer filosofia é estar a caminho; as perguntas em filosofia são mais essenciais do que as respostas e cada resposta converte-se numa nova pergunta".
Montaigne escreveu que "filosofar é aprender a morrer". Portanto, a filosofia também é arte de viver. No espanto interrogador: foi o espanto que levou os primeiros pensadores às especulações filosóficas, escreveu Aristóteles, seguindo o mestre, Platão. Por isso, Kant preveniu que a filosofia não se pode aprender nem ensinar, apenas se pode aprender a filosofar. Foi essa também a lição de Sócrates, o mártir da filosofia. Com o seu método - a ironia e a maiêutica -, ia derrubando o falso saber, assente na ignorância petulante, e, obrigando a reflectir, servia de parteiro à verdade. Acusado de ateu e corruptor da juventude, não temeu a morte. Pelo contrário, enfrentou-a com dignidade, avisando os seus concidadãos: "Obedecerei mais ao Deus do que a vós e enquanto viver não deixarei de filosofar e interrogar-vos: ateniense, como é que te não envergonhas de só pensar em amontoar riquezas, em adquirir honras, e desprezas os tesouros da verdade e da sabedoria e não trabalhas para tornar a tua alma tão boa quanto pode sê-lo?"
Filosofar é um trabalho de reflexão, isto é, tem a ver com aquele movimento do espírito que volta a si mesmo, pondo em questão os conhecimentos que já tem, a caminho de um saber do saber, consciente e crítico, e dando razão das coisas, do que é. Neste sentido, a vida verdadeiramente humana é filosófica, ao colocar-se no plano da inquirição racional livre e do constante pôr em questão. A filosofia tem os pés bem assentes na terra, ao contrário do que pensou a jovem serva da Trácia, que se riu de Tales que, ocupando-se de astronomia, caiu num poço enquanto olhava para o céu. O filósofo, indo à raiz das questões, não abandona o mundo: o que alimenta a sua reflexão são os problemas essenciais do mundo e do homem.
Kant resumiu a sua tarefa em três perguntas fundamentais: "Que posso saber?, que devo fazer?, que me é permitido esperar?" Questão decisiva é a primeira: a do conhecimento, que coloca toda a problemática das ciências e da metafísica. A segunda põe em marcha uma filosofia da acção. A terceira refere-se ao sentido: estamos entregues a forças cegas?, qual é o significado do homem no mundo? Responder a estas três perguntas seria responder também à quarta: "O que é o Homem?"
Disse-se que a filosofia é "serva da teologia". Mas Kant observou ironicamente que a serva tanto pode ir atrás, levantando o manto da sua senhora, como ir à frente com uma tocha acesa, iluminando o caminho. De qualquer forma, o filósofo verdadeiro não cai no dogmatismo: é crítico, humilde e tolerante na busca sem fim da verdade. Porque, como escreveu Unamuno, "nada do que verdadeiramente conta pode provar-se nem refutar-se". A razão, percorrido todo o seu caminho, sabe que acende a sua luz na noite do mistério.

No dia 17 de Novembro, comemorou-se o Dia do Não Fumador.
Lembramos que o tabaco é um dos tóxicos mais prejudiciais
da nossa civilização. A extensão e a gravidade da epidemia
do tabaco estão ligadas à utilização do cigarro industrial cujo
fumo, pouco irritante, pode ser intensamente inalado, tendo
por consequência a absorção rápida de todos os produtos tóxicos.
O fumo do tabaco é composto por uma fase gasosa (CO2 CO HCN ...) e por uma fase de partículas (aerossol muito fino) no qual mais de 4.000
substâncias foram identificadas. Os principais tóxicos do tabaco são
o monóxido de carbono (CO), a nicotina os alcatrões e os irritantes.

A revolução republicana começou em Lisboa na madrugada de 4 de Outubro de 1910.
Partiu de pequenos grupos de conspiradores a que a população aderiu.
O exército monárquico não se conseguiu organizar e os revoltosos venceram.
Na manhã de 5 de Outubro de 1910, dirigentes do Partido Republicano, na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, proclamaram a implantação da República em Portugal.
Neste dia terminou a monarquia em Portugal.
A 1ª REPÚBLICA
Logo após a revolução do 5 de Outubro, foi criado um governo provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga.
Adoptou-se a bandeira vermelha e verde e o hino passou a ser "A Portuguesa".
Em 28 de de 1911 realizaram-se eleições para a Assembleia Constituinte que tinha como missão elaborar uma nova Constituição.
A Constituição Republicana ficou conhecida como a Constituição de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano.

Observação da criança

Observação da Sala

Como fazer uma Aranha Pompom?

Bem e cá estou eu a fazer mais um comentário ao meu querido blog =P
Esta semana tem passado bastante rápido, como as outras, bem e com mais um dia de aulas (sim porque aqui não há folgas para ninguém, ihihih =D), esta Sexta-feira não fomos estagiar, devido a um caso de gripe A na turma confirmado e como não sabemos se já existe mais alguém com gripe a direcção da escola decidiu não correr o risco e disse para não irmos.
Vou começar por falar da aula de T.P.I.E. em que a professora nos propôs uma actividade novo, temos de ler um livro e depois fazer uma pequena apresentação sobre o assunto que trata, o meu é sobre o "Treino do Bacio",em Educação Física tivemos uma aula bastante gira, estivemos a dança e no final fizemos um exercício de relaxamento, já na disciplina de Saúde Infantil apresentamos o trabalho sobre o Plano Mundial de Vacinação, no qual correu muito bem.
Em Expressão Plástica muitos de nós terminámos os trabalhos e o professor fez avaliação (a minha aranha está mesmo gira =D), na disciplina de Português continua-se com apresentação dos livro do contrato de leitura e a dar matéria já em Psicologia a professora levou uma actividade para fazermos em aula, deu-nos duas fichas com as experiências de Asch e Milgram e tínhamos de responder às perguntas de cada uma à cerca de esse assunto, nessa mesma aula ainda visionamos um excerto de um filme cujo tema era "Os Acusados" e foi um caso verídico.
E por ultimo refiro a aula de E.C.D.M. em que tivemos a fazer uns instrumentos musicais bastante engraçados e avaliação de algumas pessoas que ainda não tinham cantado, que foi o meu caso.
Bem e foi assim mais uma semana de aulas, com alguma tristeza!

Orientações Curriculares do Ensino Pré-Escolar

Plano Mundial de Vacinação

- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.
- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
- Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o teu bornal.
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
- Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.
- Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.
- Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho.
- Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.

O sindicalismo

E cá estou eu a fazer mais um comentário do meu dia de estágio =)
Achei este dia um pouco calmo, também não estava muito bem devido a problemas de saúde…
Neste dia as crianças dividiram-se em dois grupos os mais novos pintaram uma abóbora com tintas e os mais velhos fizeram bolinhas com papel crepe para encher abóbora, foi uma actividade bastante interessante.
Quando terminaram foram brincar com os vários brinquedos e por ultimo, antes de irem almoçar a educadora disse para irem lavar as mãos e de seguida sentarem-se no canto do sossego para fazerem uma aula de relaxamento, observei com bastante atenção a satisfação dos meninos ao fazerem esse exercício.
Entretanto chegou a hora de almoço e passado um bocado sai para a minha hora de almoço.
Quando voltei as crianças ainda estavam a dormir, fiquei na sala principal com a Maria que fez um desenho para me dar que está muito giro e que eu adorei, o Miguel e o Leo, às 3:30 era a hora de acordarem para fazer a sua higiene pessoal para depois irem lanchar.
E foi assim mais um dia de estágio!

Bem e já passou mais uma semana de aulas!
Vou começar por falar da disciplina de T.P.I.E. em que começamos apresentar os trabalhos sobre a caracterização da sala de cada infantário e o da observação da criança, em Área de Integração fizemos pesquisa sobre a matéria que estamos a dar, na disciplina de Educação Física terminamos as avaliações e em Saúde Infantil terminamos os trabalhos, para começarmos apresentar.
Na disciplina de Expressão Plástica estamos mesmo a terminar os trabalhos (no qual a minha aranha pom pom está muito gira =P), em Português realizamos uma ficha de trabalho, no qual contou para avaliação, mas nesse dia o que marcou mais foi a aula de E.C.D.M. a professora fez um jogo em que tínhamos de responder às várias perguntas, algumas foram um pouco pessoais e demasiado fortes por quais já passamos, por fim acabamos todos por chorar e parece que os conflitos na turma acabaram o que é bastante bom.
Em relação às outras disciplinas continuamos a dar matéria e a fazer trabalhos para avaliação.