Neste dia de estágio, quando cheguei à instituição, as crianças estavam na sala grande a ver televisão, mas dentro de pouco tempo alguns meninos foram para o refeitório para tomar o lanche da manhã, enquanto os outros amigos ficaram na sala a ver um DVD, quando já estavam todos na sala, cada educadora chamou a sua turma e lá fomos todos para a respectiva sala.
Chegando à sala, sentámo-nos no tapete, fez-se a chamada, marcaram-se as presenças, conversou-se um pouco e por último escolheram-se as áreas. Uns meninos escolheram a área das construções, outros meninos a área dos jogos, entre a da arte e a da casa.
Num instante passou a parte da manhã, arrumaram tudo no respectivo lugar e sentaram-se no tapete, depois foram buscar o chapéu e foram um pouco até ao exterior antes de ir para o almoço.
Quando terminaram a refeição, foram novamente buscar o chapéu e foram para a rua brincar, enquanto os mais pequenos faziam a higiene para ir fazer a sesta. Depois de ter levado os mais novos ao dormitório, regressei para o exterior. Passado algum tempo voltámos para a sala, chegando as crianças sentaram-se no tapete e foram postos alguns desenhos no chão para cada criança escolher um para pintar, eram desenhos relacionados com o dia da mãe.
Com isso tudo o tempo passou muito rápido e as crianças foram arrumando tudo e fora fazer a higiene.
Neste dia quando cheguei ao infantário as crianças estavam na sala grande a ver televisão, dentro de pouco tempo algumas crianças foram para o refeitório tomar o lanche da manhã, enquanto os outros amigos ficaram sentados no tapete grande a ver “O Ruca”. Dentro de pouco tempo iam regressando à sala, quando já estavam todos, cada educadora chamou a sua respectiva turma e lá fomos todos para a sala.
Chegando à mesma, sentámo-nos no tapete, fez-se a chamada, marcaram-se as presenças, a educadora falou quem tinha de terminar os quadros da mãe para por no placar e por último escolheram-se as áreas. Uns meninos escolheram a área das construções, onde brincaram com o jogo do berlinde, a pista dos comboios, entre outros jogos, outros meninos a área da casa, entra a área dos jogos.
Actividade: As crianças tinham de recortar um círculo no qual iria ser colado num quadro forrado com papel de embrulho, onde depois tinham de desenhar os olhos, as pestanas, sobrancelhas, nariz e a boca da sua mãe, o cabelo foi feito com lã e as bochechas com as impressões digitais, todos estes quadros com as mães dos meninos estavam muito bonitos.
Num instante passou a parte da manhã, arrumaram tudo no lugar e sentaram-se no tapete, e cada menino tinha de dizer uma coisa para depois escrever no bilhete para por no quadro de cada mãe, por último foram um pouco até ao exterior brincar.
Quando terminaram a refeição foram buscar o chapéu e voltaram novamente para a rua, enquanto os mais novos foram fazer a higiene para depois ir para a sesta.
Depois de ter levado os mais pequenos ao dormitório regressei para o exterior, passado algum tempo voltámos para a sala, alguns meninos dos mais crescidos ainda não tinham terminado o quadro da mãe, enquanto os outros meninos escolheram jogos sossegados e foi o eu fizeram até chegar a hora de arrumar.
Já em Área de Integração e em Psicologia iremos ter essas duas disciplinas para puder trabalhar na PAP.
Em Matemática estivemos a terminar o trabalho por escrito, no qual teremos de entregar dentro de duas semanas. Já em Português demos por terminado o módulo de Fernando Pessoa e iniciámos o módulo de “Felizmente há Luar”.
Por último refiro a disciplina de Saúde Infantil em que demos por terminado o trabalho de grupo, no qual será apresentado na próxima aula.
E foi este pequeno regresso às aulas!
Neste dia de estágio quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande a ver televisão, enquanto outros amigos foram tomar o lanche da manhã. Quando já estavam todos na todos para a respectiva sala.
Neste dia quando cheguei à instituição alguns meninos já estavam a ir para o refeitório para tomar o lanche da manhã, enquanto os outros amigos fixaram na sala grande a ver televisão.
Quando já estavam todos no tapete, cada educadora chamou a sua turma e lá fomos nós todos para a respectiva sala, chegando à mesma, as crianças sentaram-se no tapete, fez-se a chamada, marcaram-se as presenças e por último cada criança escolheu para que área queria ir. Num instante passou a parte da manhã e assim chegou a hora de arrumar tudo para irem um pouco até ao exterior brincar.
Quando terminaram a refeição, foram buscar o chapéu e foram novamente para o exterior brincar. Passado pouco tempo os mais pequenos foram fazer a higiene para irem fazer a sesta.
Quando regressei da minha hora de almoço os mais crescidos ainda andavam a brincar na rua, mas passado algum tempo regressámos para a sal. Chegando sentaram-se no tapete e escolheram a área que queriam brincar, uns meninos escolheram a área do sossego, outros meninos a da arte entre a área das construções. Passado algum tempo chegou a hora de arrumar.
Terminando a refeição foram buscar o chapéu e voltaram para a rua, aguardar a chegada dos pais.
Neste dia quando cheguei ao infantário algumas crianças já estavam no refeitório a tomar o lanche da manhã, enquanto os amigos estavam na sala grande a ver televisão, já estando as crianças todas na sala, cada educadora chamou a sua turma e foram para a sua respectiva sala. Quando chegámos, sentámo-nos no tapete, fez a chamada, marcaram as presenças, falou-se um pouco sobre este dia, que era o dia das mentiras e pró último escolheram-se as áreas, onde as crianças escolhem com o que gostam mais de brincar e passar o seu tempo. A manhã passou a num instante, e muito rápido chegou a hora de arrumar, para irem um pouco à rua brincar antes do almoço. Terminando a refeição cada criança foi buscar o seu chapéu para ir para o exterior brincar, enquanto os mais novos faziam a higiene, para ir fazer a sesta. Quando regressei da minha hora de almoço, as crianças ainda andavam a brincar, mas passado um pouco de tempo, regressámos para a sala, porque neste dia realizei uma das minhas actividades do meu projecto na formação em contexto de trabalho, onde contei uma história da “Maria Benguela e do Pascoal”, são dois meninos um de raça negra e outra de raça branca, no qual não tinham amigos com quem pudessem brincar, então um dia saíram os dois à rua e conheceram-se e foi aí que começaram a ficar amigos. No final da história mostrei às crianças uma caixa, onde continha as várias especiarias que falava na história, depois pedi às crianças para desenharem o que tinham ouvido da história para pudermos enviar para uma escola em Moçambique.Quando terminaram foram buscar o chapéu e foram novamente para o exterior, aguardar a chegada dos pais.
Neste dia quando cheguei à instituição, as crianças estavam todas na sala grande, passado um pouco alguns meninos foram tomar o lanche da manhã, enquanto os outros amigos ficaram na sala grande a ver televisão.Quando já estavam todos a sala, as educadoras começaram a chamar a sua turma para ir para a sala e lá fomos nós, chegando à sala, sentamo-nos no tapete, viu-se como estava o tempo para marcar no placar, fez-se a chamada, marcaram-se as presenças, conversou-se um pouco e por último as crianças escolheram as áreas para onde queriam ir brincar.Uns meninos foram para a áreas das construções brincar com o grandote, onde fazem naves, aviões, entre outras construções, outros amigos foram para a área dos jogos, fazer puzzles entre outros jogos, enquanto outros meninos escolheram brincar na área da casa, entre a da arte.Com isso tudo a manhã passou a correr e num instante chegou a hora de arrumar tudo, para irem um pouco até ao exterior brincar. Terminando a refeição, foram buscar o chapéu e foram para o exterior brincar, os mais novos foram fazer a higiene para irem fazer a sesta. Quando regressei da minha hora de almoço, as crianças ainda andavam na rua, todas a contentes, a pular, andar de baloiço, escorregas, a fazerem as suas brincadeiras, etc. Passado algum tempo regressámos para a sala, já não havia muito tempo para fazer grandes trabalhos, então a maior parte dos meninos foram para a área do sossego fazer jogos, enquanto três meninos deram inicio à prenda para “O dia da Mãe”.Quando terminaram de comer, foram buscar os chapéus e foram novamente para a rua, aguardar a chegada dos pais.