twitter
rss

Neste dia de estágio quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande a ver o Noddy, enquanto outros meninos estavam no refeitório a tomar o lanche da manhã.
Quando chegámos à sala, sentámo-nos no tapete, fez-se a chamada, viu-se como estava o tempo, falou-se de alguns trabalhos de preparativos para a festa de natal e por último as crianças escolheram a área para onde queriam ir brincar. Uns foram para a das construções, outros para a dos jogos, entre outras.
Num instante chegou a hora de arrumar, sim porque já estavam quase a ir para o refeitório.
Quando terminaram a refeição, voltaram novamente para a sala, enquanto os mais pequenos faziam a higiene para irem para a sesta. Sentaram-se no tapete e escolheram para que áreas queriam ir brincar até a educadora chegar para ver as tarefas que tinham para fazer.
Quando regressei da minha hora de almoço, já as crianças estavam no tapete a conversar com a educadora, então uns meninos escolheram fazer recortes, outros fazer desenhos, jogar ao jogo das “Caça às penas”, com isto tudo a hora do lanche chegou muito rápido.
Terminado o lanche, fizeram uma fila e foram para a sala aguardarem a chegada dos pais.

Neste dia de estágio, quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande ouvir o CD da Leopoldina, enquanto outras crianças estavam no refeitório a tomar o lanche da manhã.
Quando chegámos à sala sentamo-nos no tapete, fez-se a chamada, falou-se do tempo que estava, da festa de Natal e dos fatos de alguns meninos, falou-se da actividade que iriam fazer à tarde e por último as crianças escolheram a área para onde iriam brincar. Uns meninos escolheram a das construções, outros a dos jogos, entre outras brincadeiras, num instante chegou a hora de almoço, arrumaram tudo no lugar e voltaram-se a sentar novamente no tapete.
Quando terminaram a refeição, voltaram para a sala, sentaram-se e escolheram as áreas até a educadora chegar para começarem a pintar uns corações para a festa de Natal, nem todos pintavam, enquanto umas crianças pintavam outros fazia puzzles, recortes entre outros trabalhos.
Chegando a hora do lanche, começaram arrumar e aguardaram a chegado dos mais novos que vinham da hora da sesta.

Power Point PAP

Neste dia de estágio quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande a cantar muito alegres. Algumas crianças fizeram um comboio atrás de mim e lá fomos nós para o refeitório para tomarem o lanche da manhã, enquanto os outros meninos ficaram na sala aguardar a chegada dos amigos e das educadoras para irem para a sala.
Quando chegámos à sala sentamo-nos no tapete, fez-se a chamada, falou-se do tempo que estava o que não era nada agradável e de uma data muito importante que se está aproximar, o Natal, falou-se dos anjos que iriam iniciar em breve, até que chegou a altura de cada menino escolher a área para onde queria ir brincar, uns meninos escolheram a área das construções, onde se fazem construções magníficas, outros a dos jogos, onde montam puzzles, jogam ao jogo da memória, entre outros jogos, entre outras áreas.
Num instante chegou a hora de arrumar tudo no lugar, porque a hora do almoço já se aproximava.
Quando terminaram a refeição voltámos para a sala, os mais crescidos sentaram-se no tapete enquanto os mais pequenos preparavam-se para ir fazer a sesta.
Dividiu-se o grupo de crianças e cada metade foi para uma sala diferente, uns para a das joaninhas, outros para a das abelhinhas e outros para a dos balões.
Na sala dos balões, cada menino escolhia uma música e cantava, quando terminaram cada um escolheu para onde queria ir brincar, passado algum tempo regressámos à sala, quando chegámos sentamo-nos no tapete para ouvir uma história “O Coquedo” as crianças ficaram tão entusiasmadas com a história que pediram para voltar a ver algumas imagens da mesma. Alguns meninos foram para a área dos jogos sossegados e outros foram fazer recortes e desenhar.
Actividade: algumas meninas estiveram a recortar pessoas, como bebés, jovens, adultos e idosos para depois separar e colar numa folha grande.

Quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande com a educadora Leninha a cantar músicas, cantou-se uma de natal, outra dos castelos na praia, entre outras. Alguns meninos foram tomar o lanche da manhã, enquanto os mais velhos ficaram na sala a ver um filme, aguardar a chegada dos amigos e das educadoras.
Quando chegamos a sala sentamo-nos no tapete, fez-se a chamada, falamos um pouco e escolheram-se as áreas e cada um foi para a área que escolheu. Passado algum tempo chegou a hora de arrumar porque já estava quase na hora de almoço.
Quando terminaram a refeição foram fazer a higiene e distribuíram-se por as três salas.
Quando voltei da minha hora de almoço as crianças já estavam sentadas no tapete prontos para ouvir a nova actividade de Natal, no qual vão fazer um anjinho, começaram por pintar a cabeça do anjo que vai ser feita em rolha de cortiça. Passado um pouco chegou a hora de arrumar para irem para o lanche.
Quando terminaram fomos para a sala, sentamo-nos no tapete e ouvimos a história da “Gata Borralheira”.

Olá olá!
Ora cá ando eu para falar de mais uma semana de aulas, esta com algum trabalho.
Nesta semana a Expressão Plástica estivemos a fazer avaliação dos trabalhos feitos com matéria reciclado e continuamos com os logótipos e os slogans para o projecto da PAP.
Em Matemática continuamos com a nova matéria introduzida no módulo 2, na disciplina de T.P.I.E. falamos sobre a semana da criança do ano que vem e das actividades que iremos realizar nessas duas semanas por fim cada aluno fez a sua apresentação do pré-projecto da PAP em powerpoint e fez-se apresentação oral à turma.
Já em Português continuamos com a obra de José Saramago – Memorial do Convento, onde cada um tem apresentado o seu capítulo e para a semana iremos ter uma pequena ficha formativa sobre a matéria dada.
Em E.C.D.M. fizemos o jogo da mímica mas com nomes de filmes, em que tínhamos de escolher filmes e dizer ao parceiro do outro grupo para representar para o seu grupo adivinhar, no outro jogo tínhamos de nos salvar a todos, tinha havido uma guerra e só tinham sobrevivido 12 pessoas então queríamos passar de um pais para o outro, mas sem tocar na barreira, foi um jogo um pouco complicado mas quando existe trabalho de equipa consegue-se tudo.
Por último refiro a disciplina de Psicologia onde vimos um filme sobre as diferenças nos grupos sociais.
E foi assim esta semana de aulas!

Neste dia de estágio quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande a ver um filme, uns meninos foram para o refeitório tomar o lanche da manhã, enquanto os outros ficaram na sala aguardar os colegas e as educadoras.
Quando chegámos à sala sentamo-nos no tapete, fez-se as chamadas, viu-se como estava o tempo, conversou-se sobre vários assuntos, um deles as obras que iram haver no exterior e por fim escolheram-se as áreas. Distribuíram-se por todas as pequenas áreas e lá brincavam, até que chegou a hora de arrumar para irem um pouco até à rua, sim porque este foi o último dia que puderam ir para o exterior brincar.
Quando terminaram a refeição, fizeram novamente a higiene, puseram o chapéu e foram para o parque, enquanto os mais novos faziam a sesta.
Entretanto regressámos à sala, sentamo-nos e a educadora João explicou a nova actividade que tinham de realizar.
Actividade: numa folha branca tem 12 caras umas tristes, outras contentes, outras felizes e outras admiradas, no qual as crianças tinham de fazer o cabelo em cada cabeça. Depois tem de as recortar para de seguida serem coladas numa folha grande, onde vão ter de as colar, pintar e fazer o corpo.
Passado pouco tempo chegou a hora de arrumar porque já eram quase horas de ir para o lanche.

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

Neste dia de estágio quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande a ver um DVD.
Passado um pouco, alguns meninos foram tomar o lanche da manhã e os outros ficaram na sala a ver televisão e aguardar a chegada dos amigos e das educadoras.
Quando chegámos à sala sentamo-nos no tapete, falou-se do tempo, fez-se a chamada e do pequeno lanche que iria haver de manhã porque neste dia era dia de “São Martinho”. Escolheram-se as áreas, uns meninos, a das construções, outros, a dos jogos, a área da casa, entre outras e cada qual foi brincar com o que tinha escolhido, num instante chegou a hora de arrumar para irem para o exterior comer castanhas assadas, mas antes sentaram-se e a educadora esteve a contar a lenda do São Martinho.
Quando chegaram à rua fizeram uma roda e sentaram-se para puder comer castanhas, depois ficaram a brincar até chegar a hora do almoço.
Quando regressei da minha hora de almoço os mais crescidos estavam no exterior a brincar, enquanto os mais novos estavam a fazer a sesta. Passado algum tempo regressámos à sala, sentamo-nos e a educadora João explicou a nova actividade que tem de realizar.
Actividade: numa folha branca tem 12 caras umas tristes, outras contentes, outras felizes e outras admiradas, no qual as crianças tinham de fazer o cabelo em cada cabeça. Depois tem de as recortar para de seguida serem coladas numa folha grande, onde vão ter de as colar, pintar e fazer o corpo.
Entretanto chegou a hora de arrumar porque já estava quase na hora do lanche.

Nesta semana de aulas tem havido algum trabalho!
Em Expressão Plástica continuamos com os logótipos e com os sloganes para o projecto da prova final de ano. Na disciplina de T.P.I.E. demos por terminadas as fichas de pré-projecto para serem apresentadas à turma em PowerPoint.
Em Matemática iniciamos o módulo 2 sobre geometria, já em Português houve apresentações orais no qual eu também apresentei o meu capítulo que era o IX, penso que correu muito bem, tentei ser breve e explícita.
Na disciplina de Psicologia concluíram-se as apresentações dos trabalhos de grupo e ainda falamos do conceito de diferença entre os grupos que existem na sociedade.
Por último refiro a disciplina de Saúde Infantil onde concluímos os trabalhos de grupo, no qual terão de ser apresentados na próxima semana.
E foi assim esta semana!

Neste dia quando cheguei à instituição as crianças estavam na sala grande com a Educadora Leninha a cantar várias canções, estavam todos muito contentes e divertidos.
Quando terminaram alguns meninos foram tomar o lanche d amanhã as outras crianças ficaram na sala a ver um DVD, nesse dia até fui ajudar a dar os pequenos-almoços, quando voltamos do refeitório já eram horas de ir para a sala, então lá fomos nós.
Chegando à sala sentamo-nos no tapete a falar de um dia que vem ai e que traz alguns preparativos, o grande São Martinho, onde se irá assar castanhas, ou seja fazer um pequeno lanche. Fez-se a chamada, viu-se como estava o dia e falou-se da actividade que os mais novos iriam realizar de manhã: tinham três castanhas, uma pequena, uma média e a grande e nas três tinham de colar três tipos de papel diferente, na castanha pequena colaram papel musgami, na média, papel canelado e na maior, papel crepon, os mais crescidos também iam fazer uma actividade relacionada com o mesmo tema, mas da parte da tarde.
De seguida escolheram-se as áreas, uns meninos escolheram a área das construções, a da arte, entre outras, num instante chegou a hora do almoço, arrumaram tudo e foram por o chapéu para irem um pouco até ao exterior.
Quando terminaram a refeição foram novamente fazer a higiene, por o chapéu e voltaram para a rua, até chegar a hora de ir para a sala. Os mais novos foram para a sala grande fazer a sesta.
Quando a educadora chegou fomos para a sala, sentamo-nos e foi então explicada a actividade que tinham de realizar.Actividade: Cada criança tinha uma folha cheia de castanhas, no qual tinham de as pintam, de seguida tinham de as recortar, depois tinham de enfeitar o prato com a marcas dos dedos e por último tinham de as colocar nos pratos, no grande tinham de por muitas castanhas e no pequeno poucas, assim se chama “O pouco e o muito”.
Muito de repente chegou a hora do lanche.

Olá =)

Aqui ando eu para falar de mais uns poucos dias de aulas, sim porque houve um feriado nesta semana o que fez com que tivéssemos menos um dia de aulas e parecendo que não já estamos a ir para o nosso local de formação em contexto de trabalho.
Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, onde já terminamos os trabalhos e vamos já iniciar um novo módulo, neste temos de fazer o logótipo e o slogan para o nosso projecto da PAP, onde esse tem de aparecer em todos os documentos dos trabalhos que desenvolvermos em relação à prova final de curso.
Na disciplina de T.P.I.E. finalizamos então as fichas de pré-projecto, no qual temos de enviar até ao final desta semana para puderem ser aprovadas, demos inicio também à apresentação que iremos fazer em PowerPoint sobre o nosso projecto, onde temos de apresentar os principais objectivos e a fundamentação.
Já em Psicologia cada grupo apresentou o seu trabalho sobre os diferentes grupos sociais, o meu grupo apresentou o tema os toxicodependentes e os ex toxicodependentes, no qual poderia ter corrido melhor.
Em Português fizemos uma ficha de diagnóstico sobre a obra de José Saramago – Memorial do Convento, e ainda foi apresentado o capítulo cinco por a colega Ana Brito, que na minha opinião fez uma apresentação bastante boa, onde falou dos pontos mais interessantes do capítulo.
Por último refiro a disciplina de Saúde Infantil, onde cada grupo está a finalizar o seu trabalho escrito no qual também temos de realizar uma apresentação oral feita em powerpoint, cartaz ou em folheto.
Esta 6ª feira eu e alguns elementos da turma, fomos a um work shop de ilustração infantil, na Escola Básica da Moita, onde esteve presente a ilustradora Madalena Matoso, no qual realizou uma actividade com alunos do 2º ciclo. Distribui uma folha grande onde cada criança tinha várias tiras de papel de várias cores e uma frase e a partir dessa tinha de fazer uma ilustração, houve muita criatividade e muita imaginação da parte das crianças.